segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Nanotecnologia permite armazenar energia em papel ou roupa

O Engenheiro de Materiais de Stanford Yi Cui descobriu um método barato e eficiente de manufacturar leves baterias de papel e roupas maleáveis, condutoras conhecidas por "eTextiles" - capazes de armazenar energia mantendo as propriedades mecânicas de roupas normais.

"Baterias de armazenamento são um campo de estudo bastante explorado" afirma Cui. " Como causamos impacto nesta área? É preciso desenvolver um pensamento dramaticamente diferente."

Os ingredientes necessários para desenvolver estes produtos revolucionários não são visíveis ao olho humano. As nanoestruturas, que podem ser montadas em padrões permitindo o transporte de corrente eléctrica, utilizadas pelo professor Cui, variam de acordo com a função pretendida do produto - óxido de cobalto lítio é um composto comum usado para as baterias de papel, enquanto que os nanotubos de carbono, ou SWNTs, são utilizados para armazenar energia em têxteis.

Embora a tecnologia seja nova, a equipa de Cui previu numerosos usos para suas invenções. Casas do futuro poderão um dia ser forradas com papel de parede para armazenar energia. Dispositivos electrónicos poderão ser carregados em movimento, basta conectá-los numa tomada existente na roupa armazenadora de energia.
"É uma área em franca expansão" conclui Cui.

Rui Lopes

Nenhum comentário: