terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Novo material adesivo pode possibilitar ao homem andar nas paredes

Um pequeno dispositivo criado na Universidade de Cornell utiliza tensão superficial da água como um adesivo que suporta forças inacreditáveis.
"Este mecanismo poderia ser aplicado a calçado e luvas, possibilitando assim ao homem caminhar pelas paredes" afirma Paul Steen, professor de Química e engenharia Biomolecular, que o criou em parceria com o Dr. Michael Vogel.

O dispositivo é o resultado da inspiração num besouro nativo da Florida, que pode aderir a uma folha com uma força 100 vezes superior ao seu peso, mas também se pode descolar. 
Consiste em duas placas com furos estampados (cada qual na ordem dos micrómetros). Uma placa inferior possui um reservatório de líquido e uma camada porosa. Através da aplicação de um campo eléctrico de 9 volts, o líquido é bombeado através do dispositivo, passando pelos poros, criando uma tensão que permite a aderência do material a outra superfície.

"Na vida quotidiana, estas forças são relativamente fracas", afirma Steen. "Mas se existir um grande número destes dispositivos e se estes forem controláveis, pode obter-se fortes forças de adesão.".
"Aplicando uma tensão inversa, o líquido é "sugado" pelos poros, quebrando as forças de adesão criadas entre as duas superfícies." conclui o investigador.

Steen vislumbra ainda futuros protótipos em maior escala, assim que o mecanismo seja aperfeiçoado.

Rui Lopes

Um comentário:

isabelfonseca disse...

Caminhar pelas paredes?
Que mais o FUTURO nos irá desvendar?
Eu prefiro ter os pés na terra...